Garantir o controle da umidade dos materiais é um processo indispensável para o sucesso de uma construção civil. A areia e o cimento, por exemplo, podem apresentar variações que influenciam diretamente a qualidade da mistura.
Para evitar que problemas aconteçam, os sensores de umidade surgem como uma solução eficaz que auxilia no ajuste da quantidade de água utilizada na mistura de concreto.
Ao longo deste artigo, entenda tudo o que você precisa saber sobre o que é um sensor de umidade do concreto e da areia, como funciona, para o que é indicado e muito mais. Boa leitura!
Descubra tudo o que você precisa saber sobre:
- O que é um sensor de umidade e como funciona?
- Para que serve um sensor de umidade no concreto e na areia?
- Os benefícios de usar os sensores de umidade no concreto e na areia
- Tipos de sensores de umidade para concreto e areia
O que é um sensor de umidade e como funciona?
O sensor de umidade é um equipamento que mede o teor de água presente em diferentes materiais, como a areia e o concreto. Logo, ele é o responsável por garantir que a mistura de concreto possua a quantidade ideal de água.
A precisão oferecida pela sensor de umidade é fulcral para evitar intercorrências como o excesso do uso de água, o qual compromete a resistência da estrutura, ou a escassez de água que, por outro lado, dificulta o manuseio do concreto.
Dessa forma, com a ajuda dos sensores, os profissionais da obra conseguem manipular a dosagem de água em tempo real, mantendo a consistência ideal e a qualidade da mistura.
Para que serve um sensor de umidade no concreto e na areia?
Em meio aos diversos desafios presentes no dia a dia da construção civil, garantir que os materiais estejam nas condições ideais é um dos principais deles – e é nesse momento que o sensor de umidade entra em cena.
Abaixo, saiba para que serve um sensor de umidade no concreto e na areia, bem como as suas aplicabilidades na concreteira:
- Controle de qualidade e precisão
A relação de água utilizada no concreto é um dos pontos mais críticos para a qualidade do produto.
Para garantir que tudo ocorra bem nessa etapa, o sensor de umidade realiza o controle dos níveis de água em tempo real.
Dessa forma, é possível alcançar misturas mais consistentes, bem como dentro das normas e dos padrões de qualidade definidos.
- Redução de erros e automação do processo
Outro benefício que se destaca é a automação proporcionada pelos sensores de umidade.
Afinal, ao invés de depender de medições manuais, o sistema realiza os ajustes continuamente, sem abrir espaço para possíveis erros humanos e aumentando a eficiência do processo.
Além disso, os sensores de umidade permitem um maior controle na produção e propõe a padronização dos processos, o que reduz a incidência de desperdícios.
Em busca de processos mais automatizados na sua concreteira? Conheça as soluções da Topcon e saiba como impulsionar a sua produção hoje mesmo.
- Aplicações práticas
Os sensores de umidade do concreto e da areia são amplamente utilizados em diversas etapas da construção civil – saiba quais são algumas delas:
- Misturadores de concreto – nessa etapa, os sensores de umidade asseguram que a quantidade de água adicionada esteja de acordo com o indicado, ainda que a umidade de outros materiais varie.
- Centrais de concreto – aqui, eles são indispensáveis para manter a consistência das misturas que são produzidas em grandes volumes, ajustando os níveis de dosagem automaticamente.
- Linhas de produção de pré-moldados – por fim, nessa fase os sensores contribuem para manter o patrão e a qualidade do produto final.
Os benefícios de usar os sensores de umidade no concreto e na areia
Assegurar que o concreto entregue terá a qualidade esperada pelo cliente deve ser a prioridade de qualquer concreteira.
Nesse sentido, o sensor de umidade oferece uma série de vantagens que abarcam desde a economia de recursos até a melhoria da qualidade dos produtos finais.
A seguir, conheça os principais benefícios de usar os sensores de umidade no concreto e na areia:
- Eficiência na dosagem de água
Utilizar a quantidade correta de água na mistura é um desafio para as concreteiras, no entanto, com os sensores de umidade, essa tarefa fica muito mais fácil.
Os sensores de umidade monitoram de forma contínua o nível de água presente nos materiais, conforme a necessidade.
Dessa forma, é possível que cada mistura seja realizada de forma precisa, sem desperdícios e com a eficácia necessária, garantindo um maior equilíbrio.
- Melhoria na qualidade do concreto
Com um controle mais rigoroso da umidade a partir dos sensores, a produção consegue obter misturas mais homogêneas, minimizando variações que podem afetar a qualidade do concreto.
Desse modo, essa precisão evita problemas como: rachaduras, retração ou falhas na estrutura ao longo do tempo. O resultado? Um concreto com melhor desempenho e maior confiabilidade para se encaixar nos padrões do projeto.
- Redução de custos
Com os sensores de umidade ajustando corretamente a quantidade de água que deve ser usada nos materiais e evitando desperdícios.
A consequência não poderia ser outra – menos retrabalho e uma redução brusca do uso dos recursos.
A longo prazo, isso significa também uma produção mais sustentável e econômica, tornando mais viável a realização de projetos em grande escala.
Tipos de sensores de umidade para concreto e areia
Existem diferentes tipos de sensores de umidade para concreto e areia disponíveis no mercado, logo, essa escolha deve estar baseada inteiramente nas demandas e nos objetivos do seu projeto.
Em seguida, saiba mais sobre as especificidades de cada um dos tipos de sensores de umidade e entenda qual é a melhor opção para a sua concreteira:
Sensores capacitivos
Os sensores capacitivos medem a umidade do material tendo em vista a sua capacidade elétrica. Logo, consistem em sistemas precisos e rápidos, ideais para o controle automatizado em misturadores e centrais de concreto.
Sensores resistivos
Já os sensores resistivos utilizam como base a resistência elétrica para medir a umidade. Aqui, tratam-se de sistemas simples, eficazes e com um valor um pouco mais acessível.
Sensores infravermelhos
Por fim, os sensores infravermelhos utilizam a tecnologia de luz para medir a absorção de energia realizada pelo material.
Desse modo, costumam ser indicados em ambientes cujos quais a medição direta não é viável ou demandam alta precisão.