Revolução na Construção Civil- Inovação, Eficiência e Sustentabilidade na Gestão do Concreto Brasileiro

Revolução na Construção Civil: Inovação, Eficiência e Sustentabilidade na Gestão do Concreto Brasileiro

O mercado brasileiro de concreto é um pilar robusto na construção civil. A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) revelou que, em 2022, foram produzidos 43 milhões de m3 de concreto no Brasil, a uma média de R$ 600 por m3. Esse número pode atingir R$ 30 bilhões anualmente, considerando serviços adicionais como o bombeamento.

O impacto da construção civil na economia é imenso, e o setor desempenha um papel vital no desenvolvimento do Brasil. Mesmo em um segmento tradicional, como o de concreto, empresas inovadoras estão revolucionando a indústria com tecnologias avançadas. A Topcon destaca-se nesse cenário, transacionando cerca de 43% de todo o concreto produzido no país.

Tecnologia Impulsiona Economias Bilionárias e Transforma o Setor

A Topcon, uma líder visionária, introduz o TopconTECH, uma inovação tecnológica que não apenas gerencia a produção do concreto de ponta a ponta, mas também contribui para uma economia bilionária. Esse sistema é capaz de transformar a gestão de dados de concreteiras, oferecendo um modelo intuitivo com projeções de desempenho. O TopconTECH, capaz de reduzr custos de produção, aumentar a qualidade e resistência do concreto usinado, atualmente representa cerca de 15% da receita total da Topcon.

Samuel Oliveira, fundador da Topcon, enfatiza: “No mercado competitivo do concreto, eficiência e otimização de custos são fatores críticos de sucesso. Na equação do concreto usinado, o cimento é o insumo mais caro. Qualquer direção que diminua o uso dessa matéria-prima sem reduzir sua qualidade representa um ganho significativo.”

Impacto Ambiental

Além dos benefícios financeiros, o TopconTECH também contribui para a sustentabilidade ambiental. A produção de cimento, componente crucial do concreto, é responsável por cerca de 7% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Com otimizações, o TopconTECH pode reduzir até 5% no consumo de cimento, uma das principais fontes de emissão de CO2 na indústria.

Samuel Oliveira ressalta: “Com essa tecnologia, podemos auxiliar a indústria global do concreto a atingir suas metas de neutralidade de carbono. A TopconTECH tem o potencial de diminuir as emissões em 25% até 2030, evitando a liberação de 5 bilhões de toneladas de CO2 nesse período.”

Transformação Digital na Gestão do Concreto

A Topcon, com 20 anos de expertise no mercado de concreto, proporciona soluções digitais completas que revolucionam a gestão do concreto de ponta a ponta. Mais do que uma provedora de ferramentas de gestão, a Topcon estabelece parcerias focadas na otimização de processos, praticidade e agilidade nas rotinas de trabalho, e escalabilidade para os negócios. Conheça mais sobre as soluções da Topcon acessando o site.

Quer receber nossos
conteúdos sobre
gestão em seu e-mail?

Assine a newsletter para
receber
nossas novidades.