Consumo de cimento em concreteiras

Como reduzir o consumo de cimento na produção do concreto

A produção de concreto é uma das principais etapas dentro da construção civil, no entanto, é também uma das que mais consomem insumos e recursos.

Nesse contexto, um problema comum enfrentado nos canteiros de obra é o desperdício de cimento, fator que prejudica tanto o meio ambiente, uma vez que essa produção é responsável por uma grande quantidade de emissões de CO2, como também a gestão dos recursos financeiros utilizados na obra.

Neste artigo, você encontra informações valiosas acerca da importância da redução do consumo de cimento, quais os principais benefícios e estratégias para evitar o seu desperdício. Confira!

Entenda mais sobre os tópicos:

A importância da redução do consumo de cimento

O cimento é um dos mais importantes componentes na produção do concreto, mas o seu processo de produção consome um alto volume de energia e contribui significativamente para a degradação do meio ambiente devido às imensas emissões de CO2.

Além disso, o cimento representa uma boa parcela do custo total previsto no orçamento das obras, influenciando diretamente na saúde financeira da produção.

Nesse contexto, reduzir o consumo de cimento traz inúmeros benefícios para quem realiza essa prática. De início, do ponto de vista financeiro, realizar melhorias no consumo de cimento dentro da produção de concreto pode reduzir custos desnecessários e possibilitar o alocamento estratégico de recursos para outras áreas.

Por outro lado, a questão ambiental também é beneficiada com essa redução do consumo. Isso porque, a diminuição do volume de emissão de CO2 proveniente da produção contribui para a mitigação dos impactos ambientais e para a preservação da natureza.

Estratégias para reduzir o consumo de cimento

Com as estratégias certas, a redução do consumo de cimento na produção de concreto pode ser alcançada de modo que as estruturas do projeto não sejam prejudicadas.

Além da economia de recursos, ao aplicarmos boas práticas na produção, podemos otimizar etapas como a da mistura e melhorar a composição do concreto.

Dentre as abordagens mais eficazes estão o uso de aditivos e substitutos, ajustes precisos na dosagem de água, além da adoção de tecnologias avançadas de produção e de controle de qualidade.

Entenda melhor sobre cada uma dessas abordagens logo abaixo:

Uso de aditivos e substitutos

Uma das estratégias mais utilizadas para otimizar o consumo de cimento é a integração de aditivos e substitutos na produção de concreto. 

Atualmente, existem diversos tipos de aditivos e materiais suplementares no mercado, logo, estar ciente sobre para quais situações cada um deve ser indicado é fundamental.

Tipos de aditivos

  • Superplastificantes: consiste em elementos que aumentam a fluidez do concreto sem que seja preciso adicionarmos mais água, diminuindo a quantidade de concreto utilizada.
  • Retardadores: são responsáveis por atrasar o tempo de “pega” do concreto e possibilitam que os materiais sejam manipulados de maneira mais fácil.
  • Aceleradores: nesse caso, ele acelera o tempo de cura do concreto permitindo que formas sejam retiradas mais rapidamente.

Materiais suplementares

  • Cinzas volantes: é formado a partir do resíduo de carvão em usinas termelétricas, sendo um material que pode substituir parcialmente o cimento.
  • Escórias de alto-forno: consiste em um subproduto da produção de aço e ferro, podendo proporcionar maior resistência no longo prazo ao substituir parcialmente o cimento. 
  • Fibras e sílicas ativas: aprimoram a durabilidade e qualidade do concreto e reduzem a quantidade de cimento necessário para a produção.

Ajuste da dosagem de água

A relação de água e cimento é um dos fatores mais importantes para a garantia da qualidade do concreto. Isso porque, realizar uma dosagem inadequada pode levar ao desperdício e também afetar a qualidade do concreto.

Para melhorar esse processo algumas etapas são necessárias:

  1. Aprimorar a relação água-cimento para garantir uma boa qualidade do concreto sem que hajam desperdícios
  2. Adotar técnicas de controle da umidade

Tecnologias avançadas de otimização

O uso de tecnologias avançadas na construção civil não apenas garante uma precisão na produção de concreto como também permitem ajustes instantâneos que evitam o desperdício de material.

Logo, a adoção dessas tecnologias é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer projeto. A seguir, você encontra alguns exemplos e de que forma eles contribuem para a redução do consumo de cimento.

Sistema de dosagem automática

Os sistemas de dosagem automática proporcionam uma medição precisa e automatizada do concreto, garantindo uma proporção correta ao longo da produção e evitando possíveis erros humanos.

Controle de qualidade em tempo real

O controle em tempo real dos elementos que compõem o concreto, como a resistência e trabalhabilidade, permite ajustes instantâneos de intercorrências na produção. 

Nesse sentido, ferramentas como sistemas de monitoramento de concreteiras podem fornecer dados valiosos que permitem a otimização contínua da produção.

Monitoramento e ajustes precisos

A adoção de sistemas avançados de gestão do concreto e a integração de tecnologias IoT permitem um acompanhamento detalhado de todas as fases da produção. Com isso, os gestores conseguem identificar possíveis gaps e encaminhar soluções estratégicas de modo que isso não prejudique a produção.

Melhoria das práticas de mistura

A qualidade e a eficiência na mistura do concreto são pontos cruciais para fatores como a resistência, a durabilidade e a uniformidade do produto final. No entanto, é fato que essa etapa muitas vezes é um problema grave na produção.

Conheça algumas estratégias para melhorar as práticas de mistura e evitar gaps na sua produção:

Métodos de mistura eficientes

Métodos de mistura eficientes envolvem uma adição adequada dos componentes do concreto, a duração correta da mistura e a velocidade ideal de rotação dos equipamentos. 

Essa mistura ajustada é fundamental pois é o que garante a homogeneidade do concreto e influencia diretamente na qualidade da produção.

Uso de equipamentos adequados

A utilização de equipamentos modernos na etapa de mistura do concreto, como misturadores de alta velocidade, misturadores de eixo duplo e misturadores planetários são decisivos para uma mistura mais uniforme e rápida. 

Isso porque, esses equipamentos permitem um controle mais preciso sobre os elementos da mistura, como a velocidade e a duração, garantindo que cada lote de concreto atenda às especificações necessárias. 

Ganhe velocidade na produção e reduza desperdícios com TopconBATCH 

Tenha o concreto dosado de maneira precisa, podendo sair da central mais cedo, obtendo uma entrega mais segura, acelerando a descarga e resultando em um produto final de alta qualidade e economia no processo de produção do concreto.

Além disso, ganhe agilidade ao realizar ajustes nos traços controlando a umidade dos agregados em tempo real.

Através de um sistema inteligente de automação desenvolvido para garantir a dosagem precisa, resultando em um concreto de alta qualidade e maior consistência em cada lote, reduzindo o tempo de ciclo e maximizando a eficiência operacional da sua concreteira.

Ao reduzir o desperdício de materiais e energia, a automação contribui para práticas mais sustentáveis na indústria do concreto.

Tenha redução dos custos de matéria-prima, minimizando desvios na pesagem e garantindo uma maior assertividade nos volumes entregues, além de economizar com cimento, um dos insumos mais caros na produção de concreto.

Com a solução de automação de pesagem TopconBATCH, você controla todo o processo de fabricação do concreto, desde a pesagem, a dosagem e a transferência dos materiais, até o carregamento da betoneira ou do misturador.

Com TopconBATCH você otimiza a sua produção, reduz custos e obtém um concreto de alta qualidade

Ofereça o melhor concreto e a garantia da consistência na produção, evitando variações na qualidade e na resistência do concreto, além de monitorar e controlar os fatores que influenciam na homogeneidade, temperatura e velocidade da mistura.

Tudo isso por meio de um sistema que possui um design intuitivo, além de treinamentos simplificados e acessibilidade remota para controle e monitoramento da sua operação.

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO A SOLUÇÃO TOPCONBATCH AJUDARÁ A POTENCIALIZAR A PRODUTIVIDADE DA SUA CONCRETEIRA E A OTIMIZAR AS SUAS OPERAÇÕES.

Quer receber nossos
conteúdos sobre
gestão em seu e-mail?

Assine a newsletter para
receber
nossas novidades.