Em grandes projetos como pontes, prédios ou viadutos, uma série de fatores definem o sucesso do projeto – o planejamento da obra, os profissionais envolvidos, os detalhes do acabamento, etc.
Mas, para que tudo isso funcione bem, existe um que não pode ser negligenciado de forma alguma: o controle de qualidade do concreto.
Afinal, mais do que apenas uma mistura de componentes, o concreto é a base que define a segurança e a durabilidade de uma construção.
Neste artigo, entenda tudo o que você precisa saber sobre o controle de qualidade do concreto, qual é a sua importância para a obra e práticas para otimizar esse processo. Boa leitura!
Aprofunde os seus conhecimentos nos seguintes tópicos:
- O que é controle de qualidade do concreto?
- Parâmetros e ensaios no controle de qualidade do concreto
- Técnicas e métodos de controle de qualidade no concreto
O que é controle de qualidade do concreto?
O controle de qualidade do concreto consiste em uma série de práticas que juntas garantem que o produto final atenda aos padrões exigidos para que a estrutura seja segura, durável e resistente à ação de agentes.
Trata-se do processo de acompanhar e avaliar todas as etapas envolvidas na produção do concreto, desde os componentes utilizados na mistura até a aplicação do material no local indicado.
É por meio desse monitoramento que a equipe consegue identificar possíveis falhas e corrigi-las antes que algum problema aconteça.
Imagine, por exemplo, que uma ponte que, devido à falta de um controle adequado de qualidade do concreto, apresenta fissuras em sua estrutura. Uma falha como essa compromete toda a estrutura e ameaça, inclusive, a segurança das pessoas que possam utilizar esse espaço.
Logo, com um controle de qualidade do concreto, a concreteira evita problemas como o desperdício de insumos, custos com correções de erros e com possíveis falhas que podem surgir após a obra já estar concluída.
Parâmetros e ensaios no controle de qualidade do concreto
O controle de qualidade do concreto não é um processo avulso – pelo contrário, ele envolve uma série de etapas em que cada uma delas possui um papel no desempenho do concreto.
Entre essas fases, estão os ensaios e os parâmetros no controle de qualidade do concreto. A seguir, você entende um pouco mais sobre cada um deles:
Ensaio no concreto fresco – teste de slump
O teste de slump (ou teste de abatimento) é um dos ensaios mais utilizados nas concreteiras, sendo um processo que avalia a consistência da mistura do concreto e aponta o seu nível de trabalhabilidade.
O teste costuma ocorrer de uma forma muito simples – a mistura é colocada no cone de Abrams, compactada e, em seguida, o cone é removido.
Feito isso, será possível medir a diferença da altura original do cone e a altura do slump que restou – é esse valor que significará a consistência do concreto.
Outros ensaios no concreto fresco:
Além do teste de slump, existem outros ensaios que podem ser utilizados para entender se o concreto está dentro das normas indicadas no projeto. Dentre eles, temos:
- Teste de temperatura: Mede a temperatura do concreto no momento da aplicação;
- Teste de teor de ar: Verifica a quantidade de ar incorporado na mistura;
Ensaios no concreto endurecido – FCK
Já o FCK do concreto avalia a capacidade da estrutura de aguentar cargas de compressão.
Para determinar o FCK, é preciso delimitar os valores mínimos de resistência do concreto, considerar alguns fatores ambientais e avaliar a cura necessária para garantir o nível de resistência esperado.
Outros ensaios no concreto endurecido
Para além do FCK do concreto, temos alguns outros testes que podem ser indicados para avaliar o produto, são eles:
- Teste de tração: responsável por medir a resistência do concreto à tração;
- Módulo de elasticidade: aponta a deformação do concreto sob a carga;
Controle do traço do concreto
O traço do concreto consiste na proporção entre os componentes que fazem parte da mistura – geralmente, cimento, água e agregados. Trata-se de um processo calculado a partir dos padrões definidos no projeto e nos testes realizados.
Logo, quando o traço do concreto é bem definido, isso permite que a mistura conquiste as especificações apontadas no projeto, tais como o nível de trabalhabilidade, a durabilidade e a consistência.
Técnicas e métodos de controle de qualidade no concreto
Para que o concreto atinja todos os requisitos definidos no projeto, existem alguns métodos e técnicas que são aplicados durante a produção. Em seguida, saiba quais são os principais e como eles funcionam:
Controle na fábrica vs. controle no canteiro de obras
Quando trata-se do concreto usinado, os quais são produzidos em fábricas, o controle de qualidade tende a ser mais minucioso e padronizado, uma vez que todo o processo é monitorado por sistemas.
Nesse contexto, os insumos passam por testes para garantir que eles atendem às especificações, a dosagem dos materiais é automatizada e o transporte é obrigatoriamente realizado por betoneiras.
Já no canteiro de obras, o controle de qualidade enfrenta desafios um pouco maiores, principalmente, se a produção do concreto é realizada no próprio local.
Aqui, a qualidade dos insumos pode variar devido a diversos fatores, como clima e transporte, a dosagem costuma ser feita manualmente e o controle de qualidade fica refém de testes mais frequentes, para realizar ajustes sempre que necessário.
Equipamentos e ferramentas para o controle de qualidade
Do mesmo modo, o controle de qualidade do concreto depende de vários equipamentos que tornam possível a verificação da consistência, da resistência e de outras propriedades do concreto.
Dentre os principais equipamentos e ferramentas utilizados para o controle de qualidade, temos:
- Medidores de umidade
- Testadores de resistência
- Equipamento para teste de slump
- Medidores de teor de ar
- Termômetros
- Sistemas de dosagem automática
As técnicas e métodos de controle de qualidade do concreto são muitas e devem ser indicadas de acordo com as demandas específicas de cada projeto, levando em consideração o local em que a produção ocorre: na fábrica ou na própria obra.
De qualquer forma, independente da localização ou das demandas do projeto, o uso de tecnologias que otimizem esse processo é um grande passo para um controle de qualidade do concreto mais efetivo.
DEFINA E CONTROLE SEUS INSUMOS E TRAÇOS COM EFICIÊNCIA E PRECISÃO
Resistência, durabilidade e trabalhabilidade são os principais desafios que os produtores de concreto usinado enfrentam, atrelados ao alto desempenho do concreto e sustentabilidade.
O TopconTECH permite a otimização ágil, em questão de minutos, facilitando a visualização do menor custo possível ao mesmo tempo em que entrega o melhor nível de qualidade e resistência do concreto.
Faça o uso de uma solução desenvolvida especificamente para o segmento, e tenha mais agilidade no controle e gestão dos traços de concreto, economia e otimização do uso de insumos.
ELIMINE ERROS HUMANOS E ASSUMA O CONTROLE NA QUALIDADE DO CONCRETO
A solução TopconTECH oferece a mais alta gestão e todas as ferramentas necessárias para criar e gerenciar MCCs, traços, tolerâncias, documentos, testes e análises em um só lugar.
Tenha a garantia que suas matérias primas estejam em conformidade com os requisitos do fornecedor e do cliente, otimizando os traços e atendendo os requisitos de resistência, durabilidade e classificação agregada enquanto controla os custos da mistura.
Com TopconTECH você e seus clientes têm a garantia da qualidade e resistência do concreto, eliminando erros manuais, promovendo mais segurança, agilidade e um maior desempenho das centrais de concreto.
Entre em contato conosco, estamos prontos para potencializar a qualidade do concreto produzido, economizar tempo e insumos e aumentar o desempenho e a lucratividade da sua concreteira!
CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA TOPCON E OTIMIZE O CONTROLE DE QUALIDADE DA SUA PRODUÇÃO DE CONCRETO