Há quinze anos atrás, um mundo onde tínhamos a sua casa, o seu relógio e até a sua televisão se comunicando entre si, parecia ser possível apenas nos filmes de ficção científica – mas a Internet das Coisas, ou em inglês, Internet of Things (IoT), está tornando isso em uma realidade cada vez mais comum.
A IoT já está presente em diversos momentos do nosso cotidiano, como em smart homes e smartwatches, mas como esse tipo de inovação pode impactar a indústria do concreto?
A seguir, você encontrará informações valiosas sobre o que é a Internet das Coisas (IoT), como funciona, quais os benefícios na indústria do concreto e como aplicá-la na sua concreteira. Continue lendo!
Fique por dentro dos seguintes tópicos:
- O que é a Internet das Coisas (IoT)?
- A importância da IoT para a construção civil
- Qual o impacto da IoT na indústria do concreto?
- Soluções da Topcon e aplicações práticas
O que é a Internet das Coisas (IoT)?
A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia que permite que diversos mecanismos, que possuem sensores, software e outros programas embutidos, se comuniquem entre si e suas ferramentas de controle através da internet.
De dispositivos domésticos até sistemas industriais complexos, a IoT consegue manter objetos físicos conectados, fazendo com que eles se integrem e trabalhem coletivamente de forma inteligente. Abaixo, veja alguns exemplos de mecanismos que contam com a presença do IoT na construção civil:
- Rastreamento de betoneiras
- Smart Grid no projeto
- Impressoras de peças em 3D
Uma vez que esses objetivos estão todos conectados entre si e realizando trocas de dados, é possível automatizar diversos processos e coletar dados importantes para realizar melhorias na rotina.
Com a chegada da indústria 4.0, as IoTs transformaram completamente o mercado e se tornaram ferramentas essenciais no monitoramento em tempo real da produção na construção civil, trazendo diversas mudanças para o setor.
A importância da IoT na construção civil
A internet das coisas tem mudado a forma como enxergamos as atividades do nosso cotidiano e, na indústria da construção civil, essa é uma ferramenta que chegou para ficar.
Com as fases da produção estando cada vez mais conectadas entre si, dos equipamentos aos sensores, o dia a dia na obra se tornou mais rápido, eficiente e produtivo.
Nesse sentido, existem alguns fatores que acabam sendo mais impactados por essa transformação. Entre os principais deles, estão:
Eficiência operacional
Com a IoT, a sua equipe consegue otimizar o gerenciamento do uso de materiais, equipamentos e componentes.
Isso porque, os sensores presentes nessa tecnologia ajudam a identificar o consumo de materiais como cimento, água e brita, e ajustá-lo de acordo com as necessidades da obra, evitando desperdícios.
Segurança
A segurança é um dos principais pontos de atenção em uma concreteira e a internet das coisas (IoT) também pode contribuir para que tudo ocorra bem nesse sentido.
Com a IoT, é possível conectar as câmeras de monitoramento do canteiro e os equipamentos de segurança entre si, a fim de identificar possíveis riscos para a segurança da equipe e garantir que todos estejam bem equipados.
Além disso, principalmente, em obras que possuem atividades mais perigosas, a IoT consegue detectar movimentos irregulares ou situações de insegurança, gerando um alerta em tempo real para que as equipes consigam agir a tempo.
Qualidade e conformidade
A qualidade do concreto é fulcral para a durabilidade e segurança dos edifícios. Para isso, é preciso que o processo de cura do concreto seja feito de forma precisa e monitorada, com o objetivo de garantir que todas as quantidades e produtos utilizados estejam em conformidade com o ideal.
Nesse contexto, a IoT facilita para que essa etapa seja realizada com excelência, garantindo que todas as normas e diretrizes sejam seguidas em cada fase da produção.
Qual o impacto da IoT na indústria do concreto?
A IoT representa uma nova era para as automações em concreteiras, revolucionando a forma com que o concreto é produzido e monitorado, garantindo qualidade, eficiência e precisão na entrega do produto final.
A seguir, entenda um pouco mais sobre o impacto da IoT na indústria do concreto:
Melhorias na produtividade
Com a IoT, é possível que os equipamentos envolvidos na obra sejam monitorados em tempo real e, em caso de falhas em algum dos componentes, os sensores já avisam sobre a necessidade de manutenção, o que evita paralisações na obra.
E se antes muitas atividades, como o controle da dosagem, dependiam de mão de obra operacional, agora com IoT é possível que todas elas sejam automatizadas.
Assim, os colaboradores ficam com mais tempo disponível para traçar uma visão estratégica do negócio, aumentando a produtividade do time.
Redução de custos
Manter a manutenção das máquinas em dia é um fator fundamental para evitar custos inesperados com possíveis falhas nos equipamentos. Nesse sentido, a IoT é uma grande aliada uma vez que monitora e avisa quando as manutenções devem ser feitas, antes mesmo que o problema apareça.
Por outro lado, a IoT também auxilia no corte de custos desnecessários na concreteira. Isso porque, ela analisa a quantidade de material que está sendo utilizada na produção, identificando se existe algum desperdício.
Aumento da qualidade
Por fim, os sensores da IoT acompanham cada passo da produção do concreto, monitorando fatores como textura e temperatura. É o caso da dosagem, etapa fundamental para a qualidade da entrega final do produto e que, se não for feita da forma adequada, pode ter desgastes e fissuras.
Há quase 20 anos, a Topcon é líder de mercado com uma gama de soluções que utilizam a IoT e transformam a produtividade da sua concreteira. Cada tecnologia é pensada para os desafios no setor e se adapta às necessidades do seu negócio.
Com a Topcon, você tem o controle absoluto de cada etapa da sua concreteira na palma da sua mão. Da dosagem à entrega do concreto, as nossas tecnologias facilitam a rotina da sua equipe e garantem mais agilidade, qualidade e eficiência para a sua produção.