Guia completo das etapas da concretagem

Guia completo das etapas da concretagem

A fase da concretagem é um dos pilares da construção civil. Afinal, é a partir dela que o concreto pode ganhar forma e oferecer a estrutura para o projeto que está em curso.

Trata-se de uma das fases mais visíveis em uma construção e pode ser encontrada em diversos tipos de projetos, tanto naqueles de maior porte quanto os de menor porte – seja uma casa, um prédio ou qualquer outro tipo de obra.

Além disso, é uma fase que precisa ser cuidadosamente planejada para garantir que o produto final tenha resistência e estrutura o suficiente para suportar a ação de agentes naturais e tensões.

Sendo assim, para que a equipe consiga atingir os objetivos delimitados no projeto, é preciso que uma série de passos sejam seguidos com cautela. Isso porque, cada etapa possui um impacto no resultado final, do planejamento ao controle de qualidade.

A seguir, você encontra um guia completo sobre quais são as etapas da concretagem, passando por todos os principais pontos que compõem essa fase da produção do concreto. Continue lendo!

Aprofunde os seus conhecimentos sobre as seguintes etapas da concretagem:

1. Planejamento da concretagem

Tudo começa com um bom planejamento. É nessa fase inicial que a equipe deverá realizar todos os alinhamentos necessários para tratar sobre os detalhes do processo e tomar todas as principais decisões previamente, garantindo que tudo ocorra conforme o planejado.

  • Escolha dos materiais

A escolha dos materiais é o ponto de partida para o planejamento da obra. Para isso, deverão ser analisados fatores como resistência, tempo de cura e trabalhabilidade, os quais costumam variar de acordo com cada tipo de obra.

Em construções maiores, por exemplo, como pontes e edifícios, o ideal é que seja utilizado o concreto de alta resistência, o qual tende a suportar mais pressão. 

Por outro lado, em obras de menor porte, como as reformas residenciais, um concreto mais simples já consegue dar conta do recado.

2. Montagem das formas 

Com o planejamento pronto, chegou a hora de preparar as formas. Elas consistem em moldes que delimitam os formatos do concreto até ele endurecer.

Logo, caso a montagem da forma não seja bem feita, o material pode vazar e/ou a estrutura pode ficar torta, gerando graves problemas no resultado final do produto.

  • Verificação das formas

Para evitar que problemas como os supracitados aconteçam, o ideal é verificar, antes de qualquer coisa, se as formas estão bem instaladas, alinhadas e firmes. 

Além disso, é necessário se certificar que as formas tenham a estrutura suficiente para suportar o peso do concreto fresco até que ele ganhe forma.

  • Uso de desmoldantes

Outra ação importante é a aplicação de desmoldantes nas formas, a fim de evitar que a superfície do concreto seja danificada ao ser retirada da estrutura.

O uso dos desmoldantes deve se adaptar às especificações de cada projeto, garantindo que a qualidade e o acabamento da peça não sejam prejudicados.

3. Preparação do concreto

A mistura do concreto envolve elementos como cimento, areia, brita e água e deve seguir o traço definido para a produção, o qual varia de acordo com os diferentes tipos de concreto.

Leia o nosso artigo completo e saiba mais sobre o traço do concreto

4. Transporte 

Após a preparação do concreto, ele deve ser transportado até o local em que será aplicado, geralmente, por meio de caminhões betoneiras. Para que o material não sofra danos ao longo do caminho, esse transporte deve ser ágil e ter a sua rota bem planejada.

Para te ajudar com isso, o TopconDISPATCH possibilita que a sua equipe tenha uma visão completa em tempo real de toda a logística de transporte do concreto. Assim, você consegue minimizar erros e gerar uma economia de até 20% para a sua produção

5. Lançamento do concreto

Durante a etapa de lançamento do concreto, é preciso que o material seja distribuído de modo uniforme nas formas, com o auxílio de ferramentas como guinchos e bombas, fazendo com que ele preencha todo o espaço sem a criação de bolhas de ar.

6. Adensamento

A partir do lançamento do concreto, o material precisa ser adensado para retirar o ar preso na mistura e garantir que tudo fique homogêneo e compacto, assegurando a qualidade do resultado final.

Geralmente, o adensamento é feito com vibradores mecânicos ou equipamentos vibratórios que contribuem para a retirada do ar e para que o concreto se acomode corretamente.

Além disso, sistemas automatizados também podem auxiliar na garantia de homogeneização do concreto. O TopconBATCH é uma solução inteligente que reduz possíveis erros na dosagem do concreto e otimiza essa etapa, trazendo mais velocidade e precisão para a sua concreteira.

Com TopconBATCH, você tem acesso a relatórios personalizados sobre a sua produção de concreto, garantindo que você tenha total controle sobre as etapas e elevando ao máximo o seu ritmo de produtividade.

7. Cura do concreto

A etapa de cura do concreto é uma das mais importantes, porque é quando o produto ganha resistência. É durante esse processo que a mistura é mantida hidratada para que o cimento reaja de forma correta com a água e forme uma estrutura sólida e resistente.

8. Inspeção e controle de qualidade

Por fim, após a cura, temos a verificação da qualidade do concreto. Nessa etapa, há a asseguração de que a estrutura atende os requisitos e as normas do projeto.

Nesse sentido, testes de resistência podem ser realizados utilizando pequenas amostras de cimento fresco, cuja as quais são moldadas e, após isso, testadas para verificar se a resistência atinge o esperado. Caso o resultado seja negativo, é preciso que sejam realizados ajustes ou que a peça seja refeita.

Durante essa fase, você pode contar com o auxílio do TopconBI, um sistema que oferece uma visão detalhada da sua produção de concreto, de ponta a ponta. Com o TopconBI, você consegue realizar tomadas de decisão inteligentes, de modo rápido e baseado em dados reais.

AGENDE UMA DEMONSTRAÇÃO E SAIBA COMO O TOPCONBI FUNCIONA

Prepare sua concreteira para o futuro com Topcon. Solicite uma demonstração gratuita