Integração de BIM (Building Information Modeling) na gestão de concreteiras

Na última década, a indústria da construção civil tem passado por transformações significativas devido ao surgimento de novas soluções tecnológicas.

Nesse contexto, tecnologias como o BIM – modelo que vai além do simples desenho tradicional (CAD) – fornecem insumos que tornam os processos de construção civil mais inteligentes, do planejamento à entrega da obra.

Ao longo deste artigo, você poderá aprofundar os seus conhecimentos sobre o que é o BIM, quais são as vantagens para a obra e como você pode superar os desafios na implementação. Continue lendo!

Saiba mais sobre os seguintes tópicos:

Supere os desafios e melhore a economia da sua concreteira. Solicite uma demonstração!

O que é BIM?

O BIM (Building Information Modeling ou, em português, modelagem de informação da construção) consiste no processo de incorporação e gerenciamento de dados com o objetivo de planejar, projetar, construir e gerenciar edifícios e infraestruturas de forma mais eficiente.

Por meio de um modelo 3D, além da representação gráfica já vista no tradicional CAD, o BIM integra informações durante todo o ciclo de vida da construção em um único modelo digital, permitindo uma colaboração mais integrada entre todas as partes envolvidas no projeto. 

Além disso, por ser no formato 3D, o BIM oferece representações mais fiéis ao resultado final do edifício e com elementos que podem ser vistos de forma mais detalhada pela equipe. 

Dentre os diversos recursos disponíveis, esse processo fornece informações sobre o cronograma da construção, o que auxilia em diversos controles, e estimativas importantes acerca do orçamento das diferentes etapas das obras, permitindo um melhor planejamento.

Benefícios do BIM na construção civil

Os benefícios do BIM são inúmeros e podem ser observados na rotina do time envolvido na obra, nas operações e no gerenciamento dos dados que compõem todas as fases do projeto.

Dentre os principais benefícios do BIM estão:

Integração do time

    Com o BIM, arquitetos, engenheiros, técnicos de edificação e outros profissionais envolvidos no projeto podem trabalhar de forma conjunta no modelo, a fim de identificar possíveis falhas e propor soluções antes mesmo do início da obra.

    Redução de custos

      Uma vez que o BIM estima o custo de cada etapa do projeto, o modelo permite com que a equipe analise de forma mais precisa as estratégias para otimizar o uso de recursos

      Além disso, uma vez que o BIM permite a identificação prévia de possíveis falhas, custos operacionais que poderiam surgir a partir de falhas no projeto são evitados.

      Otimização de tempo

        Por possibilitar um planejamento mais eficaz do edifício, o BIM propõe melhores resultados para otimizar processos e melhorar a produtividade da equipe, o que leva a realização da entrega da obra em menos tempo.

        Sustentabilidade

          O BIM fornece insights valiosos que permitem a otimização do projeto para um design com maior eficiência energética e impacto ambiental reduzido.

          Regulamentação da obra

            Além disso, o BIM facilita o cumprimento de normas e regulamentos, garantindo que o projeto esteja alinhado com todas as exigências legais do início ao fim.

            Potencialize a eficiência e a produtividade da sua concreteira. Solicite uma demonstração!

            A importância do BIM na gestão de concreteiras

            Com o BIM, o formato tridimensional do projeto permite que os profissionais analisem com detalhes elementos do edifícios, como a estrutura da parede, pisos e cobertura.

            No entanto, o impacto do BIM não para por aí. Além de ser uma ferramenta de modelagem avançada, o projeto propõe uma abordagem estratégica que pode transformar a maneira como as concreteiras operam, melhorando a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade de seus projetos. 

            Em seguida, entenda um pouco mais sobre a importância do BIM na gestão de concreteiras:

            Eficiência operacional

            Desde a modelagem até a fase final da obra, o BIM permite uma integração de todas as fases do projeto. 

            Dessa forma, é possível simular fluxos de trabalho a fim de identificar possíveis gaps e ajustar processos antes mesmo de iniciar a construção – o que resulta em um cronograma mais eficiente e livre de desperdícios de tempo.

            Gestão de recursos

            O BIM possibilita ainda uma análise detalhada do volume de material que será necessário ao longo do projeto, o que inclui estimativas mais precisas de concreto, bloco e outros insumos.

            Por meio de análises e simulações, também é possível determinar quais equipamentos serão necessários em cada fase do projeto, o que otimiza essa etapa do planejamento e minimiza custos operacionais.

            Veja também: TopconDISPATCH proporciona até 20% de redução de custos no processo logístico da concreteira

            Qualidade do produto

            Uma vez que o BIM modela detalhadamente os componentes do projeto, é possível que haja um controle mais rigoroso da qualidade do produto final. Nesse sentido, o monitoramento ocorre em todas as etapas do processo de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos.

            Além disso, o BIM oferece uma documentação precisa e detalhada de todos os passos realizados ao longo do ciclo de vida do projeto, o que facilita manutenções futuras e garante a conformidade com regulamentos e normas de qualidade.

            BIM e ERP: integração de informações na construção civil

            Existem algumas estratégias que podem impulsionar ainda mais o potencial da tecnologia BIM – e uma delas é a integração com sistemas ERP.

            O ERP, ou “Enterprise Resource Planning”,  é um sistema de gestão que coleta, armazena, integra e interpreta dados que envolvem toda a produção em um único espaço, o que possibilita uma visão centralizada sobre todos os processos, incluindo financeiro, de compras, estoque, entre outros.

            Veja também: Gestão financeira em concreteiras: melhores práticas para maximizar lucros

            A integração entre o BIM e o ERP representa uma economia ainda maior de tempo e recursos, uma vez que permite que você gerencie todas as etapas da sua construção em uma mesma plataforma.

            Logo abaixo, saiba quais são as principais vantagens da integração entre BIM e ERP:

            1. Centralização de dados e consistência das informações;
            2. Insights valiosos para tomada de decisões;
            3. Gestão de recursos e orçamentos;
            4. Redução de retrabalhos;
            5. Melhoria da comunicação entre equipe.

            Está em busca de um sistema ERP? Há mais de 20 anos, a Topcon é referência no setor e representa o que há de melhor no mercado, oferecendo a integração que você precisa com sistemas de produção.

            Assista ao vídeo e saiba mais sobre o nosso fluxo de soluções:

            Com a Topcon, você tem acesso a uma suite de aplicações que envolvem todo ecossistema de uma concreteira, do início da produção até a entrega do produto final. 

            Dessa forma, você torna o dia a dia da sua equipe mais produtivo e abre espaço para uma visão cada vez menos operacional e mais estratégica do seu negócio.

            Prepare sua concreteira para o futuro com Topcon. Solicite uma demonstração gratuita