Você já parou para pensar o que acontece com o concreto depois que ele é entregue na obra? Quando se trata de construção civil, um detalhe que parece pequeno, como a temperatura da mistura, pode definir a qualidade final.
É nesse momento que entra em cena o resfriamento do concreto, uma técnica fulcral para manter a temperatura ideal e evitar que aconteçam possíveis erros na produção.
Ao longo deste artigo, você se aprofundará no conceito de resfriamento de concreto, como funciona e, principalmente, o porquê dele ser tão decisivo para a rotina no canteiro de obras.
Descubra tudo o que você precisa saber sobre:
- O que é o resfriamento de concreto?
- Quais são os métodos de resfriamento do concreto?
- Quando o resfriamento do concreto é necessário?
- Benefícios do resfriamento do concreto
O que é o resfriamento do concreto?
O resfriamento de concreto consiste em uma série de práticas realizadas a fim de controlar a temperatura do concreto – da produção à aplicação na obra.
Nesse contexto, o objetivo da técnica é manter o nível de calor adequado, evitando possíveis prejuízos estruturais. Isso porque, caso a temperatura não esteja correta, pode gerar problemas sérios, como rachaduras e a redução da vida útil da estrutura.
Quais são os métodos de resfriamento do concreto?
Existem diferentes técnicas de resfriamento do concreto e a escolha delas vai depender de diversos fatores, bem como as especificidades de cada obra. A seguir, entenda quais são os principais métodos de resfriamento do concreto:
1. Resfriamento com gelo
O resfriamento do concreto com gelo é uma técnica bastante indicada para a redução da temperatura durante a etapa de hidratação do produto.
Nessa técnica, o gelo triturado substitui o uso de água na mistura e, conforme o gelo derrete, vai absorvendo o calor e reduzindo a temperatura gradativamente.
Trata-se de uma opção bastante utilizada em obras maiores, como barragens e edifícios de grande escala.
2. Resfriamento com água gelada
Apesar de parecer similar à opção anterior, o resfriamento com água gelada também possui as suas especificidades.
Para esse caso, a água utilizada no traço do concreto é resfriada previamente e, feito isso, adicionada ao processo antes mesmo da etapa de cura.
Em geral, consiste em uma alternativa mais simples, no entanto, bastante eficaz para obras menores, como lajes e pilares.
3. Resfriamento com nitrogênio líquido
O resfriamento com nitrogênio líquido é uma técnica mais avançada que costuma ser indicada em obras mais complexas, como usinas hidrelétricas, cujas quais demandam um controle térmico mais preciso.
Nesse caso, o nitrogênio é armazenado em temperaturas muito baixas e injetado diretamente no concreto durante a mistura, reduzindo significativamente a sua temperatura.
Dessa forma, o resfriamento é praticamente instantâneo e pode ser ajustado de acordo com a necessidade de cada projeto.
4. Pós refrigeração
Por outro lado, diferente dos métodos anteriores, a pós-refrigeração é adicionada depois da concretagem.
Aqui, estruturas são inseridas dentro do concreto e conectadas a outros sistemas que fazem circular substâncias refrigeradoras.
Trata-se de uma técnica indicada para evitar tensões térmicas, principalmente, em obras de grande porte, como grandes fundações e reservatórios de água.
Quando o resfriamento do concreto é necessário?
É fulcral ter em vista que o resfriamento do concreto não é indicado para todas as obras, afinal, em alguns casos ele é indispensável para garantir que a estrutura seja durável.
Nesse sentido, o uso do resfriamento do concreto está atrelado a necessidades específicas de certos tipos de projeto. Abaixo, você entende mais sobre situações em que o resfriamento do concreto é necessário.
- Obras de grande porte
Quanto maior o volume de concreto necessário para uma obra, maior é o desafio enfrentado.
Imagine, por exemplo, uma fundação gigante – a quantidade de concreto despejado é tão grande que o calor gerado pela hidratação do cimento não consegue escapar facilmente.
O resultado disso? Bom, o núcleo da estrutura fica quente demais, enquanto as camadas externas começam a esfriar.
Logo, em projetos como barragens, edifícios e pontes, essa diferença de temperatura pode causar fissuras, tensões internas e outros problemas na estrutura do concreto.
- Condições climáticas
Agora imagine outro cenário – uma obra está sendo realizada durante o verão em uma região que possui temperaturas altíssimas ao longo do ano, as quais impactam diretamente o concreto recém-produzido.
É óbvio que o desempenho do concreto será prejudicado, não é mesmo? Afinal, climas quentes atrelados ao calor próprio da hidratação podem ser desafiadores para a manutenção da qualidade do produto.
Benefícios do resfriamento do concreto
Desde evitar possíveis fissuras até melhorar a qualidade do produto final, o resfriamento do concreto é uma solução prática que oferece uma série de vantagens para o projeto.
Saiba quais são os principais benefícios do resfriamento do concreto:
- Prevenção de fissuras – o resfriamento do concreto minimiza diferenças extremas de temperatura, garantindo que o produto final permaneça uniforme.
Trata-se de uma ação importante, principalmente, para projetos como barragens e pilares de pontes, os quais em caso de qualquer rachadura podem sofrer o comprometimento de toda a estrutura.
- Maior durabilidade – além de evitar rachaduras, com o controle térmico adequado, é possível que o concreto alcance as suas propriedades mecânicas ideias, fazendo com que ele se torne mais resistente aos efeitos que aparecem ao longo do tempo.
- Melhor compactação e qualidade do concreto – por fim, o resfriamento do concreto também permite uma melhor trabalhabilidade do produto.
Com uma aplicação mais eficiente, o resultado final não poderia ser diferente – o concreto se torna mais denso e uniforme, melhorando tanto a estética quanto a resistência da obra.
Apesar dos custos e desafios envolvidos nesse processo, o resfriamento do concreto é sinônimo de durabilidade e segurança em projetos de grande porte ou que se localizam em áreas de condições climáticas extremas.
Se você busca precisão e eficácia de ponta a ponta na sua produção do concreto, você precisa conhecer as soluções da Topcon.
Com as tecnologias mais avançadas do mercado e o suporte especializado que o seu time precisa, ajudamos você a impulsionar ao máximo o sucesso da sua produção.