Superfície de concreto verde texturizada, representando a sustentabilidade na construção civil

Concreto Verde: Inovações, Sustentabilidade e Impacto no Futuro da Construção Civil

A indústria de concreto é um dos setores que mais impacta o meio ambiente e, por conta disso, tem se envolvido cada vez mais em ações para transformar essa realidade – dentre as soluções que surgiram nos últimos anos, temos o concreto verde.

O concreto, por sua vez, sempre foi o pilar das construções, sejam elas prédios, casas, pontes, etc. No entanto, devido a alta emissão de CO2 pelo cimento, principal componente do concreto, o uso de formatos tradicionais contribui para a manutenção desse fluxo poluente.

Ao longo deste artigo, você encontrará informações valiosas sobre como o concreto verde pode ser uma solução para esse problema, quais são os seus benefícios, como funciona e muito mais.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre:

O que é o Concreto Verde?

O concreto verde consiste em um tipo de concreto no qual o cimento, maior fonte de poluente, é substituído total ou parcialmente por materiais biodegradáveis ou vindos de processos de reciclagem.

No geral, essa substituição é feita a partir de resíduos agrícolas ou industriais que possuem aspectos que ajudam a compor características fundamentais do concreto, como resistência e estabilidade.

Quer saber mais sobre as principais novidades relacionadas ao concreto verde? Assista o vídeo completo:

Qual é a diferença entre o concreto tradicional e o concreto verde?

Afinal, o que muda com o concreto verde? Bom, o ponto central que difere um do outro é a composição. 

Se por um lado o concreto tradicional é feito basicamente de cimento, areia, água e agregados, o concreto verde substitui parcialmente ou até totalmente o cimento por materiais reciclados e alternativos. 

Com isso, estima-se que o concreto verde consiga reduzir em até 50% o nível de emissão de CO2 se compararmos com o tradicional, a depender dos materiais que forem utilizados na substituição.

Quais são os materiais utilizados no concreto verde?

Como você já viu, o concreto verde pode ter diversos materiais em sua composição que funcionam como uma alternativa para substituir o cimento. Logo abaixo, saiba quais são os principais materiais utilizados no concreto verde:

  • Cinzas de carvão

Trata-se de um dos materiais mais utilizados na produção de concreto verde que pode ser gerada a partir da queima do carvão em usinas e apresentam propriedades que ajudam a dar liga para os outros componentes.

  • Fibras de coco

Outro exemplo de materiais interessantes que podem ser utilizados na produção do concreto verde são as fibras de coco e os resíduos de mineração, como o pó de quartzito.

No caso das fibras de coco, elas podem ser encontradas facilmente e demonstram uma boa resistência. Logo, ao serem incorporadas na mistura, ajudam a reduzir a necessidade do uso de agregados.

Da mesma forma, os resíduos de mineração conseguem oferecer a resistência necessária, reduzindo significativamente o uso de agregados tradicionais.

  • Outros resíduos agrícolas

Outros resíduos, como cascas de arroz e bagaço da cana-de-açúcar, também são utilizados para substituir os materiais poluentes. 

Consistem em componentes ricos em substâncias responsáveis pela ligação eficaz no concreto, fazendo com que o produto final adquira as características requeridas.

Os benefícios do concreto verde

O concreto verde é uma alternativa que oferece uma série de vantagens para o meio ambiente. Quer saber quais são as principais? A seguir você encontra mais informações sobre os benefícios do concreto verde.

Redução das emissões de CO2

Hodiernamente, a produção de cimento é responsável por cerca de 8% das emissões de CO2 no planeta. Nesse contexto, ao substituir o concreto tradicional pelo concreto verde, a concreteira reduz significativamente o impacto ambiental produzido.

Reaproveitamento de resíduos

Além disso, o concreto verde também se destaca por ser um forte aliado no reaproveitamento de resíduos agrícolas e industriais que seriam descartados, transformando-os em matéria-prima para a construção civil.

Como se não bastasse a redução da pegada de carbono no setor, essa troca possibilita também que as empresas minimizem a necessidade de destinação desses resíduos para aterros e, por conseguinte, o acúmulo desses materiais no meio.

Durabilidade e resistência

Uma das maiores preocupações dos gestores com relação ao concreto verde é em relação à durabilidade e resistência do material. 

É fato que trata-se de uma alternativa que demanda maior planejamento e expertise, no entanto, uma vez que a empresa tenha isso em mãos, é concreto verde apresenta toda a resistência, flexibilidade e qualidade necessária – muitas vezes, até superior ao concreto tradicional.

Inovações tecnológicas no concreto verde

Ademais, existem uma série de soluções tecnológicas que vêm revolucionando a forma de pensar o concreto verde, visando aprimorar as suas qualidades e maximizar o seu uso na indústria da construção civil.

Conheça algumas das principais inovações tecnológicas que estão transformando o mercado do concreto verde:

Adição de Nano Aditivos

Uma inovação que vem ganhando muito espaço nas discussões sobre a viabilidade do concreto verde é o uso de nano aditivos, como é o caso da nanossílica. 

A nanossílica consiste em um material composto por partículas minúsculas de sílica que é capaz de aprimorar a densidade e a resistência do concreto, atuando de forma ativa nas ligações entre os materiais.

Além disso, a nanossílica também pode contribuir na redução da porosidade do concreto, aumentando a sua durabilidade e a resistência a infiltrações.

Isso significa menos necessidade de manutenção ao longo do tempo e mais sustentabilidade ao longo do ciclo de vida do concreto.

Tecnologias de produção

Por fim, as técnicas de produção e reaproveitamento de resíduos também têm tido fortes avanços nos últimos anos.

Isso pode ser exemplificado, inclusive, pelo uso de processos de reciclagem mais eficientes, os quais permitem que resíduos industriais, como as cinzas de carvão e o pó de quartzito, sejam adicionados a partir de um fluxo mais limpo e econômico ao concreto.

Avanços como esse incluem a criação de processos que demandam menos uso de energia térmica e reduzem as emissões de CO2 provenientes da produção do concreto.

Em busca de mais tecnologia e inovação para a sua produção de concreto? Conheça as nossas soluções e saiba como a Topcon pode te ajudar.

Prepare sua concreteira para o futuro com Topcon. Solicite uma demonstração gratuita