Logística desafia o setor de concreto e abre espaço para a transformação digital

Na Concrete Show, Topcon discute como tecnologia e gestão integrada aumentam produtividade e reduzem perdas

O concreto é o segundo produto mais consumido no mundo, atrás apenas da água. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), a produção anual atingiu 43 milhões de m³ em 2022, movimentando cerca de R$ 25,8 bilhões, podendo chegar a R$ 30 bilhões com serviços adicionais como bombeamento avalia a Topcon – empresa brasileira de tecnologia especializada na gestão completa de concreteiras.  Por trás desse volume, existe um desafio logístico e operacional único: produzir, transportar e entregar um material que começa a endurecer poucas horas após a mistura, exigindo precisão e coordenação em todas as etapas.

“O concreto é um produto sensível, que exige a receita certa para cada aplicação e que precisa ser entregue e aplicado dentro de prazos curtos. Um erro na dosagem pode comprometer desde a calçada até a estrutura de um arranha-céu”, afirma Kleber Rodrigues, CEO da Topcon. Segundo ele, a complexidade do setor exige tecnologias que integrem gestão, mobilidade e monitoramento em tempo real, permitindo decisões rápidas para manter qualidade, reduzir desperdícios e otimizar custos.

Para Kleber, a transformação digital é inevitável no segmento. “A tecnologia está mudando a forma como o concreto é produzido, monitorado e entregue. Hoje, é possível acompanhar cada etapa pelo celular, ajustar a produção conforme o clima, rastrear caminhões em tempo real e reduzir perdas que antes eram vistas como inevitáveis”, completa.

A Topcon, que monitora mais de 1,3 milhão de m³ de concreto por mês, será destaque na Concrete Show 2025, com três apresentações que exploram como a transformação digital e o Concreto 4.0 estão mudando a gestão das concreteiras. Do uso de aplicativos até sistemas que ajustam a fórmula de produção conforme a variação climática, as soluções Topcon mostram que eficiência e sustentabilidade caminham juntas na construção civil.

 

Programação 

📅 20 de agosto | Arena 2 | 14h45 às 15h15
Como a Max Mohr enfrenta a demanda da construção civil de arranha-céus na Dubai Brasileira
Com Cleiton Coelho (Gerente de Tecnologia e Inovação – Max Mohr), Rafael Brizot (Diretor de Operações – Max Mohr) e Kleber Rodrigues (CEO – Topcon).

📅 21 de agosto | Arena 1 | 14h45 às 15h15
Depois de ouvir centenas de líderes do setor, saiba quais são os desafios reais e oportunidades na gestão de uma usina de concreto por PodCreto
Com Juan e Diego de La Rua (Superbase e PodCreto) e Samuel Oliveira (Fundador – Topcon).

📅 21 de agosto | Arena 2 | 14h45 às 15h15
Do despacho à entrega como insights em tempo real melhoram a operação de concreto
Com Kleber Rodrigues (CEO – Topcon).

Concrete Show South America 2025
🗓️ 19 a 21 de agosto
🕐 13h às 20h
📍 São Paulo Expo – Pavilhões 1, 2 e 3
📌 Estande Topcon: C55 
 

Sobre a Topcon

A Topcon é uma empresa brasileira de tecnologia especializada na gestão completa de concreteiras. Com 22 anos de atuação e presença em mais de 800 centrais no Brasil, Mercosul e Europa, lidera o mercado com 42% de participação no segmento de concreto usinado no país. Suas soluções em nuvem gerenciam e monitoram diariamente mais de 9.500 veículos, com mais de 3 mil usuários ativos diariamente em seu ecossistema. Com foco em eficiência, produtividade e sustentabilidade, a Topcon investe continuamente em tecnologias que atendem às principais demandas do setor, da produção à gestão administrativa, promovendo o domínio total dos processos internos.
Referência em inovação, a Topcon molda o futuro do concreto com inteligência, automação e visão estratégica.