O que é o DRE?
Uma regra fundamental para o sucesso de qualquer negócio, é que ele precisa ser lucrativo, para saber se essa é a realidade de sua concreteira, um recurso que pode ser de grande ajuda é o Demonstrativo do Resultado.
Também conhecido pela sigla DRE, essa ferramenta trata-se de um relatório que traz informações sobre as receitas, custos e despesas da empresa.
Ao longo deste artigo você verá que o DRE pode ser um grande aliado em suas tomadas de decisão e planejamento estratégico de seu negócio.
DRE Contábil vs DRE Gerencial
Podemos classificar esse demonstrativo em duas categorias e o primeiro é o DRE contábil, que como o nome sugere é gerado pelas contabilidades.
Este documento é obrigatório para todas as empresas, e é normalmente emitido após o fim de um exercício financeiro que vai do dia 1 de janeiro até 31 de dezembro.
Como seu objetivo é para fins fiscais, nele constam algumas informações como as receitas brutas, deduções e impostos, custos variáveis, custos operacionais e o resultado líquido do exercício.
Já para fins estratégicos, é utilizado o DRE gerencial, com uma estrutura bem parecida com a do demonstrativo contábil, porém, com informações mais detalhadas sobre as receitas, custos e despesas, além disso, aqui serão listados os custos variáveis e não variáveis.
Por exemplo, no caso da concreteira, esse relatório pode trazer informações sobre o faturamento, impostos, custos de cada uma das matérias-primas, fretes, despesas operacionais e não operacionais e finalizando com o resultado do período.
Nossa dica é que você utilize um sistema ERP que permita a coleta e preparo destes dados de forma eficiente, para que seu relatório seja preciso e confiável.
Conheça também: TopconFINANCES – O Sistema de Gestão Financeira do Concreto
Agora que lhe apresentamos o DRE, temos certeza que, assim que você começar a utilizá-lo, seu planejamento estratégico irá alcançar ótimos resultados.